Uncategorized admin

Um roteiro para o desenvolvimento de aplicativos – Parte I

Olá a todos… no artigo anterior eu dei 4 motivos para não der um desenvolvedor de jogos e nesse artigo  darei um roteiro para se tornar um desenvolvedor de web. Clique aqui.

Desta vez, vamos nos concentrar no desenvolvimento de aplicativos móveis. Esta área de desenvolvimento tem crescido como o número de usuários móveis subir exponencialmente a cada ano. Muitos aplicativos foram desenvolvidos para auxiliar o usuário em tarefas diferentes.

Mesmo aplicações como WhatsApp, Facebook e gmail tornaram-se uma parte integrante da nossa vida, mesmo sem nós percebendo isso.

Bem, chega de conversa fiada. Vamos lá…

Os 3 caminhos para você escolher

A primeira pergunta que você tem que se perguntar é: “por que estou desenvolvendo esta aplicação? Quais são os seus casos de uso? “.

Se você está se concentrando em construir o aplicativo para os usuários de uma única plataforma, então a maneira mais eficiente seria desenvolver usando as tecnologias nativas para essa plataforma.

Os aplicativos que requerem muito acesso ao hardware teriam que ser construídos individualmente para cada plataforma. Por exemplo, se você estiver tentando criar um aplicativo para gerenciar a utilização de RAM do dispositivo, então você terá que desenvolver para cada plataforma de forma independente. Você não será capaz de desenvolver este aplicativo usando ferramentas de desenvolvimento de multi-plataforma.

Mas se o seu aplicativo móvel é atuar como uma interface para usuários para tarefas dependentes de hardware não, então você pode usar as ferramentas de desenvolvimento de multi-plataforma para a eficiência. Isso reduzirá muito seu tempo de desenvolvimento total na criação de aplicativos para cada plataforma.

Existem dois tipos de ferramentas para desenvolver aplicativos de multi-plataforma: aplicativos híbridos e aplicativos nativos.

Desenvolvimento de plataforma única

Aqui gostaríamos de falar sobre o desenvolvimento de aplicações para cada sistema operacional móvel individualmente usando suas próprias ferramentas nativas.

Indiscutivelmente, os principais sistemas operacionais principais para dispositivos móveis são: Android, Ios e Windows Phone.

Existem outros sistemas operacionais como o Firefox Mobile e Ubuntu Mobile os, mas nenhum deles pegou fama como os três antigos gigantes.

De acordo com a IDC em 2017, quase 83,4% usuários móveis são Android, 15,4% são Ios e 0,8% são Windows.

Conseqüentemente os usuários do Android dominam a parte de mercado e assim a maioria de colaboradores focalizam sua tecnologia para esta plataforma. Android os, sendo um sistema operacional Open Source pelo Google Add como um grande fator para o desenvolvimento nesta plataforma. No entanto, Ios pela Apple é amplamente conhecido por sua estabilidade e hardware bem funcional (para não mencionar o seu preço de subida).

  • Android

Como eu já afirmou Android tem a maior base instalada de qualquer sistema operacional móvel, e, portanto, o número de aplicações desenvolvidas para o Android excede o resto. Um sistema operacional Android usa um kernel Linux com algumas APIs de nível superior, que são escritas em C.

No entanto, as aplicações mais nativas desenvolvidos no Android são programados em Java, e executado em cima de uma máquina virtual Dalvik, usando uma compilação just-in-time e à frente de tempo de compilação para traduzir o bytecode Java em Dalvik Dex-Code. A maioria dos desenvolvedores usam o Android Studio IDE pelo Google para desenvolver sua aplicação. No entanto, você também pode usar o Eclipse IDE para o mesmo usando o SDK do Android.

No entanto, desde o início de 2017, há uma tendência de ascensão precoce no uso de Kotlin para programar aplicações Android. Para aqueles que não sabem o que é Kotlin, é uma linguagem de programação estaticamente digitado que é executado na JVM (Java Virtual Machine). Mesmo Google está instando os colaboradores a mudar seu desenvolvimento para usar Kotlin em vez do Java.

Minha recomendação pessoal: Aprenda Kotlin se você quiser manter-se com a tendência crescente, ou usar Java se você estiver procurando por tutoriais fortes.

Nesse vídeo fala um pouco mais

 

  • Ios Mobile

O Ios da Apple é o 2º maior sistema operacional móvel que é amplamente utilizado. Escusado será dizer que ser um produto da Apple, o sistema operacional não é open-sourced. No entanto, o desenvolvimento de aplicativos é feito usando o Ios SDK (Software Development Kit) que a Apple fornece.

Você pode usar a linguagem Swift ou Objective-C para programar um aplicativo nativo do Ios no XCODE IDE

Swift é uma linguagem de programação desenvolvida pela Apple exclusivamente para o desenvolvimento de aplicativos em si.

Uma restrição importante para desenvolver um aplicativo IOS é que você vai precisar de um dispositivo Apple Mac para compilar o aplicativo.

  • Windows Phone


Windows Phone é o 3º maior sistema operacional móvel a ser amplamente utilizado. No entanto, a Microsoft afirmou recentemente que eles não estão mais indo desenvolver no Windows Phone (verifique aqui). Mudaram sua estratégia dos telefones móveis simples aos tabuletas de superfície handheld que estão ganhando de algum modo a popularidade.

O mais recente Windows 10 tem um recurso conhecido como Universal Windows Platform (UWP), que define uma única plataforma base para todos os dispositivos de suporte ao sistema operacional. Assim, podemos desenvolver aplicações que funcionam simultaneamente em PC, Tablet, telefone e Xbox.

Windows fornece Windows SDK para desenvolver aplicativo do Windows. Usamos XAML para projetar o aplicativo e programá-lo usando linguagem C# no Visual Studio IDE.

Por hoje ficaremos por aqui. no próximo post darei continuidade.

Site recomendado: http://encadernacaoartesanaldozero.com/

admin

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!