Um roteiro para o desenvolvimento de aplicativos – Parte II

Olá a todos… no artigo anterior eu comecei o roteiro para se tornar desenvolvedor de aplicativos.

No post de hoje daremos continuidade com outras interfaces.

Desenvolvimento de multi-plataforma

Se você está planejando para desenvolver um único aplicativo móvel em duas ou mais plataformas, em seguida, ferramentas de desenvolvimento multi-plataforma certamente irá ajudá-lo.

Os dois tipos de técnicas de desenvolvimento entre plataformas são: aplicativos híbridos e aplicativos nativos

Todas as ferramentas que vamos discutir agora requerem SDKs específicos para a plataforma que o aplicativo tem que ser compilado.

Compilar um aplicativo para IOS exigiria estritamente um dispositivo MacBook.
Ferramentas de desenvolvimento de aplicativos híbridos foram realmente criadas para ajudar os desenvolvedores da Web existentes a desenvolver e implantar facilmente aplicativos para as plataformas móveis. O desenvolvimento de aplicativos híbridos está realmente desenvolvendo um aplicativo HTML5 para plataforma móvel.

Os aplicativos híbridos são programados usando HTML5, CSS e JavaScript e implantados usando algum wrapper em torno dele para cada sistema operacional móvel.

Os aplicativos híbridos são de grande utilidade para empresas e startups, que têm um aplicativo Web e desejam implantar aplicativos móveis nativos para o mesmo. Esses aplicativos não podem acessar muitos recursos de hardware do dispositivo, mas podem atuar como uma interface de usuário fácil. A maioria das ferramentas de desenvolvimento de aplicativos híbridos apenas impõe um wrapper em torno do aplicativo HTML5 que o desenvolvedor compila e implanta em plataformas móveis.

Um exemplo de um aplicativo híbrido que você pode facilmente encontrar é o aplicativo móvel da Amazônia. O aplicativo em seu telefone é apenas um wrapper em torno do aplicativo HTML5 por trás dele.

Vamos discutir algumas das ferramentas e frameworks usados para desenvolver aplicações híbridas.

Apache Cordova

É uma plataforma livre e Open Source para criar aplicativos para várias plataformas móveis com um único codebase

Você pode construir um aplicativo usando HTML, CSS e JavaScript e, em seguida, implantá-lo para Android, Ios, Windows, FirefoxOS e muito mais. É certamente a escolha mais alta para os desenvolvedores se você deseja construir um aplicativo híbrido. Há também muitos plugins e extensões disponíveis que irão ajudá-lo a acessar certas funcionalidades de hardware como câmera, som, etc, a um determinado nível. Adobe tem bifurcado este projeto para sua própria versão, chamado como PhoneGap.

Framework7

É um livre e Open Source Mobile HTML Framework para desenvolver aplicativos móveis híbridos ou aplicativos Web com Ios e Android Visual nativo e sentir. É igualmente uma ferramenta indispensável dos apps do prototipagem para mostrar o trabalho do protótipo do App o mais cedo possível caso que você precisa.

Estrutura iônica

Ionic Framework é um kit de desenvolvimento de software livre e Open Source (SDK) para desenvolvimento de aplicativos móveis híbridos. Ele é desenvolvido em cima de angular. js e Apache Cordova, e fornece aos desenvolvedores com ferramentas de topo de gama e serviços para o desenvolvimento de aplicativos usando várias linguagens Web como HTML5, CSS e Sass.

Existem muitas extensões disponíveis que irá ajudá-lo a aproveitar Bluetooth, câmera, etc

jQuery Mobile

jQuery Mobile é uma estrutura robusta para desenvolver aplicativos de multi-plataforma móvel. Suporta uma escala larga das plataformas para o desenvolvimento do App como desktops, smartphones, tabuletas e dispositivos de leitura do ebook como o Kindle

jQuery é uma estrutura baseada em módulos, que permite criar o maior número de compilações personalizadas que você precisa

Onsen UI

Onsen UI é outra estrutura que permite que você construa aplicações móveis híbridos usando frameworks JavaScript popular como angular. js, reagir. js e Vue. js.

Aplicativo nativo

Já vimos o que é um aplicativo híbrido: “um aplicativo Web com uma camada coberta sobre ele”. Entretanto há um outro método para criar a aplicação transversal da plataforma.

As ferramentas de compilação de aplicativos nativos ajudam você a programar seu aplicativo em um idioma específico e, em seguida, fornece ferramentas para compilar o aplicativo também componentes nativos para cada plataforma.

Aplicativos construídos usando essas ferramentas são encontrados para ser muito hardware eficiente do que aplicativos híbridos, uma vez que usa componentes nativos propriamente dito. Aplicações híbridas podem, por vezes, produzir bugs desagradáveis, e não pode acessar recursos de hardware com muita eficiência.

Vamos discutir algumas das principais ferramentas e bibliotecas neste campo:

Reagir nativo

Reagem-Native é um dos mais famosos Framework de desenvolvimento de aplicativos multi-plataforma criado pelo Facebook.

Reagem nativo permite que você construa aplicativos móveis usando apenas JavaScript. Ele usa o mesmo design como reagir, permitindo que você compor uma interface do usuário móvel rica de componentes declarativos.

Com a reação nativa, você não constrói um “aplicativo Web móvel”, um “aplicativo HTML5”, ou um “aplicativo híbrido”. Você constrói um aplicativo móvel real que é indistinguível de um aplicativo construído usando Objective-C ou Java. Reagem nativa usa os mesmos blocos de construção fundamentais da interface do usuário como Ios e Android Apps regulares. Você acabou de colocar os blocos de construção juntos usando JavaScript e reagir.

Se você olhar para aplicativos Build usando reagem-nativo, você pode ver seu potencial. Alguns deles são Facebook app, Instagram, Airbnb, Flipkart app, e, portanto, a lista continua. É de longe um dos mais famosos Framework e da demanda para os desenvolvedores são elevados nesta área também.

Xamarin

Xamarin permite que você construa aplicativos móveis nativos para Android, Ios e Windows usando um único codebase.

Xamarin permite que você crie aplicativos nativos para várias plataformas em uma base de código C# compartilhada. Use o mesmo IDE, linguagem e APIs em todos os lugares.
Xamarin junto com seu SDK fornece-lhe suas próprias nuvens do teste e fontes da instrução para que você aprenda. Recentemente, Xamarin foi comprado pela Microsoft. Xamarin é uma escolha adequada para os desenvolvedores que gostam de programar sua aplicação usando C# como sua base.

Alguns exemplos famosos das aplicações feitas usando Xamarin são o app o mais do Pinter, o app da folga, o Cognizent app, o app de Bosch, etc.

NativeScript

NativeScript é outra plataforma open source que permite compilar aplicativos móveis nativos construídos usando JavaScript. De acordo com seu site oficial,

“NativeScript é como você constrói multi-plataforma, Native Ios e Android Apps sem visualizações da Web. Use angular, máquina, ou JavaScript moderno para obter verdadeiramente nativo UI e desempenho ao compartilhar habilidades e código com a Web. Obter 100% de acesso a APIs nativas via JavaScript e reutilização de pacotes do NPM, CocoaPods e gradle. Open Source e apoiado pelo progresso.

Eu sei que é muito para digerir, mas modestamente é outra ferramenta que você pode tentar. Apenas recentemente começo famoso em torno da rede, mas não tão popular quanto os dois anteriores. É preferencial para os desenvolvedores que estão familiarizados com o angular.

Consideração especial — para desenvolvedores de jogos

Todo esse tempo, eu estive falando sobre o desenvolvimento de aplicações como em geral. Se você é um desenvolvedor do jogo e gostaria de criar jogos para plataformas móveis, então essas ferramentas não podem fornecer a melhor solução para você.

Assista esse vídeo e veja mais algumas dicas e saiba mais.

 

 

 

 

 

Um comentário em “Um roteiro para o desenvolvimento de aplicativos – Parte II

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *